passo a passo NetZERO

O Passo a Passo Net Zero (em inglês, The Climate Drive), uma solução digital pioneira criada por empresas para empresas, tem como objetivo acelerar ações climáticas e descarbonizar negócios e cadeias de valor. Desenvolvida em colaboração com mais de 40 empresas globais e a Universidade de Oxford, a plataforma agora está em versão beta disponível já com todas as suas funcionalidades, e com planos de lançamento completo até 2024.

A missão do The Climate Drive é apoiar empresas em suas metas de redução de emissões, centralizando o conhecimento mais recente sobre neutralização de carbono corporativo e fornecendo orientações específicas da indústria para descarbonização. Até 2030, espera-se que mais de 50.000 empresas usem a plataforma, abrangendo cerca de 30% das emissões globais. Lançada pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) e desenvolvida em estreita colaboração com o CEBDS e mais de 40 empresas globais, além do parceiro acadêmico Oxford Net Zero (Universidade de Oxford), esta plataforma é um marco inovador na luta contra as mudanças climáticas.

Os desafios que queremos abordar

Escopo 3

Em média
90%
das emissões de gases de efeito estufa provêm das cadeias de valor.

Desenvolvimento de capacidades em escala

De
10.000 a 100.000

fornecedores diretos em média por multinacional.

Complexidade

Um cenário de emissões líquidas zero cada vez mais difícil de navegar, com
mais de 30
iniciativas e padrões globais.

AS 3 soluções do PASSO A PASSO NET ZERO

Para enfrentar esses desafios, a plataforma apresenta 4 componentes principais, 3 dos quais já estão disponíveis em versão piloto:

Um “manual” completo para conduzir a jornada corporativa rumo à neutralização de carbono. Do início ao fim, o guia abrange os passos essenciais para alcançar a neutralidade de carbono. Destaca-se a definição de metas claras, seguida por orientações concisas sobre priorização, planejamento e implementação eficaz de ações de redução de emissões. Além disso, o manual oferece insights sobre a divulgação confiável e credível das ações tomadas. 

Uma coleção de soluções de descarbonização com orientações de implementação.

Uma  avaliação desenvolvida por pesquisadores da Oxford Net Zero e da Oxford’s Smith School of Enterprise and the Environment, que servirá como um guia para as empresas avaliarem por si mesmas a prontidão de sua organização de acordo com as expectativas comuns das mais de 30 iniciativas e padrões de Neutralidade de Carbono e identificar os próximos passos-chave para se alinharem com eles.

A plataforma foi moldada em estreita colaboração com mais de 40 empresas para testar e aprimorar a proposta de valor. Empresas como CLP Holdings Limited, Iberdrola, National Grid, Philips, SAP e Unilever contribuíram publicando suas melhores práticas e orientações específicas de implementação.

A equipe do The Climate Drive está trabalhando em estreita colaboração com empresas, acadêmicos, especialistas do setor, a Coalizão We Mean Business e parceiros da Rede Global do WBCSD, em particular da Austrália (BCSDA) e do Brasil (CEBDS), que envolverão seus membros na fase piloto.

Parceiros da Rede Global: BCSDA, CEBDS.