CEBDS integra Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável

Estamos orgulhosos em anunciar que nos tornamos membros ativos da recém-criada Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável, que entrará em funcionamento a partir de março deste ano. Nossa diretora de Natureza e Sociedade, Juliana Lopes, foi designada como representante desta importante iniciativa do Governo Federal, que teve sua primeira reunião oficial realizada em Brasília, no dia 6 de março.

A Câmara de Agrocarbono Sustentável, instituída pelo Ministério da Agricultura, integra o Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA) e é composta por membros de 74 entidades de diferentes setores rurais, bancos financiadores, instituições científicas, organizações não governamentais, representações sociais e órgãos do governo.

Presidida por Eduardo Bastos, representante da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), a câmara conta com quatro grupos de trabalho: taxonomia, mercados de carbono, rastreabilidade e certificação e investidores.

A câmara funcionará como órgão consultivo do Conselho Nacional de Política Agrícola que, por sua vez, assessora o Ministério da Agricultura e Pecuária na elaboração de políticas públicas e na construção, acompanhamento e fiscalização do Plano de Diretrizes Agrícolas do país. Ela permitirá a construção de políticas públicas integradas e colaboração que enderecem questões críticas como segurança alimentar, combate à fome, conservação ambiental, resiliência climática e manutenção da posição do Brasil de grande exportador global, alinhando o setor agropecuário brasileiro com as demandas socioambientais e as expectativas do mercado internacional.

Nosso objetivo comum é desenvolver políticas que promovam segurança alimentar, climática e ambiental, enquanto mantemos um setor agropecuário produtivo e sustentável em escala global.